Estudo aponta crescimento de empregos no setor do Turismo

Postado em: 23/02/2018
Divulgação

De acordo com o estudo Empregabilidade no Turismo, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, os segmentos que mais sustentaram empregos formais no turismo foram os de hospedagem e alimentação. A análise foi elaborada com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O estudo apontou que, no Brasil, a recessão econômica provocou a eliminação de mais de 150 mil postos de trabalho entre os anos de 2015 a 2017. Porém, o saldo entre admissões e demissões de 2017 apresentou uma queda menor, em comparação ao resultado de 2016, quando foram cortadas 87.242 vagas de emprego. Ano passado, a queda foi de 12.690 postos de trabalho.

“A diminuição da queda da empregabilidade já é um sinal positivo, pois revela que as empresas têm conseguido manter os colaboradores, o que contribui com a economia e o consumo”, comentou o presidente interino da Fecomércio Tocantins, Domingos Tavares.

No Tocantins, foram fechadas 255 vagas de emprego no turismo em 2016. Ano passado, o saldo foi de 169 postos de trabalho encerrados. Ou seja, houve um crescimento de 33% nas admissões e permanência em empregos de carteira assinada no setor. “Acreditamos que esse número negativo vai recuar, pois percebe-se que o estado está investindo mais no turismo, principalmente na região do Jalapão”, comentou a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.


A pesquisa Empregabilidade no Turismo 2017, com dados nacionais, está disponível para download no link: http://cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/analise_empregabilidade_no_turismo_2017.pdf

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)
Serviço: Assessoria de Comunicação FECOMÉRCIO Tocantins - Fone: (63) 3228 1900. Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Facebook: www.facebook.com/FECOMERCIOTO | Twitter: @FECOMERCIOTO. Acesse www.fecomercioto.com.br.